PSICOLOGIA & SAÚDE

ONLINE
1





Perguntas Frequentes

1. Qual a diferença entre Psicologia, Psicoterapia e Psicanálise e Psiquiatria?

Psicologia é a área que estuda a mente e o comportamento humano.

Psicoterapia é a forma de trabalho da Psicologia que abrange atendimentos, usando uma determinada abordagem, ou fundamenteo. 

Psicanálise é uma linha/abordagem de trabalho cujo idealizador foi Sigmund Freud. A técnica trabalha com Associação Livre.

Psiquiatria é uma das área da Medicina que trata das doenças mentais com prescrição de medicação.

2. Quanto tempo dura a Terapia?

Depende da capacidade de insigth da pessoa, do desejo em trabalhar mais afundo questões inconscientes que vão surgindo no processo terapêtico, ou depois que o foco da queixa é resolvido.

3. Quanto vou pagar pelo atendimento?

Existe uma tabela contendo pagamento mínimo e máximo que varia de 70,00 a 150,00 estabelecida pelo Conselho Federal de Psicologia/CRP. Pode ser encontrada no site www.crp.com.br.

4. A partir de que idade pode-se fazer terapia?

Pode variar mas, a partir do segundo/terceiro ano de vida é possível iniciar o processo. 

5. Vou tomar algum tipo de medicação? Por quê?

O psicólogo não prescreve medicação, somente o médico, que neste caso é o psiquiatra.

6. Quais os tipos de problemas que Psicologia pode ajudar?

São inúmeros mas eles se classificam entre transtornos do humor: depressão, síndrome do pânico, angustia, etc; Distúrbios de comportamento: problemas de conduta social, pedofilia, problemas relacionados a sexualidade, megalomania, entre outros

7. Já fiz terapia uma vez, posso retornar?

No tratamento da psicoterapia ou psicanálise não são delimitados tempo, a qualquer momento uma pessoa que interrompeu o processo pode iniciar outro.

8. É verdade que os que tem tendência a loucura são os que fazem terapia?

Não. Isto além de mito é falta de informação dos benefícios que a psicologia pode oferecer, enquanto tratamento, ou forma de se auto-conhecer.

9. Vou ficar dependente da Terapia?

Não, este é outro mito. Quando a pessoa se propõe a fazer terapia, pode interromper seu atendimentoe  desde de quem comum acordo com o terapêuta que estará avaliando o quadro e assegurando a saúde psicológica e emocional da pessoa.

10. Qual a diferença entre Inteligência Emocional e Cognitiva?

A inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos. A ingeligênca Cognitiva é a capacidade de reconhecer símbolos e associações através da razão e crenças.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional